Paris para os íntimos!


Montmartre

06/09/2010 12:32

 

A Butte Montmartre ("colina Montmartre"), é famosa pela sua vista panorâmica sobre Paris e pela basílica Sacré-Coeur, mas também é um "quartier" gastronômico e cultural de charme autêntico com suas ruas estreitas típicas da velha Paris. Ë um lugar realmente charmoso e que deve ser visitado. Não foi incluído no roteiro Paris em 1 dia porque é um pouco distante dos outros pontos turísticos. Mas, se você tem ao menos 2 dias em Paris, Montmartre deve estar no seu roteiro. A colina propriamente dita é bem agradável e cheia de turistas, mas a região norte de Paris tem muitos imigrantes e é a região mais pobre, então deve-se ter mais atenção às suas coisas e por onde se anda. Nos séculos XIX e XX, Montmartre foi o lugar da pintura, onde  artistas, como Pissarro, Toulouse-Lautrec, Steinlen, Van Gogh, Modigliani, Picasso moravam e frequentavam... Montmartre hoje ainda tem muitos pintores, que irão oferecer um "portrait", mas cuidado,  escolha cuidadosamente o seu pintor e negocie bem o preço de sua pintura antes para evitar surpresas desagradáveis...
 
Para chegar a Montmartre, uma opção é pela estação Anvers (linha 2). Saia na estação Anvers, suba a rua Steinkerque e chegará diretamente aos pés do famoso Sacré-Coeur.Você pode tomar o "funiculaire"(espece de bondinho) para subir, ou então pode encarar so 200 degraus. Para subir no funiculaire se usa o mesmo ticket dos metrôrs. Este caminho é o mais conhecido e você não poderá escapar da multidão!
 Na volta, se quiser passear um pouco pela região, pode fazer a descida pelas ruazinhas até a estação Abbesses (linha 12) que fica na Place Abbesses, perto da square Jehan-Rictus onde está o Mur des Je T`Aimes .No muro está escrito "eu te amo"em mais de 300 línguas. Desça pela rue du Calvaire, rue Gabrielle, rue Drevet, rue La Vieuville até a Place  Abbesses.
 

Outra opção é descer até a estação Blanche (linha 2 ) pela rue Lépic, que vai do alto da colina até a estação do metrô. No número 15 da rue Lépic está o Café des Deux Moulins, cenário do filme "O fabuloso destino de Amelie Poulain". E bem perto da estação está o famoso Moulin Rouge.

 

 mur-des-je-t'aimes-2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Basílica do Sacré-Coeur de Jesus (Sagrado Coração de Jesus), que fica no topo da colina de Montmartre, com vista sobre a cidade de Paris, é uma igreja em estilo neo-bizantino, cuja construção foi ordenada por uma lei aprovada pela Assembléia Nacional em 23 julho de 1873 depois da derrota de 1871 para expiar os crimes dos guerreiros, e para honrar a memória de muitos cidadãos franceses que perderam suas vidas durante a Guerra Franco-Prussiana. O arquiteto Paul Abadie (que morreu em 1884), que ganhou a concorrência para sua construção.
 
 
 
 


Ao lado da Sacré-Coeur, está a famosa Place du Tertre. É uma praça muito agradável, com muitos bistros e cafés, onde ficam os famosos pintores e caricaturistas de Montmartre. Imperdível.


Se você visitar Montmartre em outubro, terá o privilégio de ver as vendanges de Montmartre (colheita de uvas). É uma festa bem animada para festejar o "le Clos Montmartre" , hoje em dia a única vinícola verdadeiramente parisiense (ver Curiosidades).

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!