Paris para os íntimos!


Paris em 1 dia

 

Se você só tem 1 dia em Paris, comece seu dia cedo.  Para começar a se ambientar com Paris, ande um pouco por perto do seu hotel e tome um café da manhã num típico café parisiense, em qualquer um, quase toda rua de Paris tem pelo menos uns 2 cafés. Um bom "croissant"  ou um "pain au chocolat" (pão de massa folhada recheada com chocolate) são ótimas pedidas. Depois vá para o metrô  ( veja como andar de metrô em Transporte) e siga para a estação Palais Royal - Musée du Louvre. O museu do Louvre abre às 9h, e é bom que você seja o primeiro da fila para não perder tempo. No Louvre você não pode deixar de visitar as 3 damas: Monalisa, Vênus de Milo e a Victoire de Samothrace.  Se prepare pois sua vida nunca mais será a mesma depois que seus olhos cruzarem o olhar da Monalisa! Brincadeira...

 

Separe umas 2 horas para visitar as obras que achar mais interessantes. Existem mapas no Louvre com a localização das principais obras, então é bom planejar um roteiro para não se perder e perder tempo no museu.  Sugerimos dois percursos de aproximadamente 1h30 de duração para quem visita o Louvre pela primeira vez: o percurso das Grandes Obras  ou percurso do Código da Vinci. Além desses roteiros, sugerimos uma visita à ala de Antiguidades Egípcias para ver as múmias e sarcófagos, e à ala de Antiguidades Orientais onde está o famoso código de Hamurabi. O ingresso custa 10.00 euros e pode ser comprado com antecedência no site www.louvre.fr (evitando assim a fila dos ingressos). A entrada é pela pirâmide.   Todo primeiro domingo do mês a entrada nos principais museus de Paris é gratuita, em compensação as filas são bem maiores... O Louvre fecha nas terças-feiras e abre até mais tarde (22h) nas quartas e sextas, e o ingresso custa 6.00euros a partir das 18h00 nestes dias, porém, algumas salas fecham às 18h.

Por volta das 11h siga caminhando em direção aos Jardin des Tuileries (em frente ao Louvre). 

Foi o primeiro jardim de Paris e é um jardim bem típico, com arbustos, esculturas ao ar livre e pequenos lagos. Cruze o jardim e vá até a Place de La Concorde

 

A maior praça de Paris é conhecida pricipalmente pelo obelisco egípcio localizado no centro da praça. O obelisco foi um presente do rei egípcio Muhammad Ali `a França e tem mais de 3000 anos. A avenida dos Champs Elysées começa na praça. Na praça encontram-se ainda a Assemblée Nationale (parlamento francês) e o hotel Crillon, um dos mais luxuosos da cidade, onde muitos chefes de estado se hospedam.  Ande em direção à Assemblée Nationale e pegue a rua beirando o Sena à esquerda (Cours La Reine, não atravesse a ponte). Siga até a próxima ponte que á a Ponte Alexandre III, a mais bonita da cidade.  Do  outro lado do rio você vai avistar o Hôtel des Invalides, com sua cúpula dourada. É lá que se encontra o túmulo de Napoleão. 

Não atravesse a ponte, dobre à direita em direção à Champs-Elysées, você vai passar por dois prédios muito bonitos, o Petit Palais e o Grand Palais, sedes de exposições temporárias. Eles foram construidos para a exposição universal de 1900. Ande até chegar na Champs-Elysées no final da rua. Se tiver ânimo e tempo continue andando pela Champs-Elysées até o famosíssimo Arco do Triunfo, que fica na praça Charles de Gaulle- Étoile, no final da avenida.   Senão, pegue o metrô na pracinha (estação Champs-Elysées Clemanceau). Pegue a linha 1 em direção a La Defense e desça na estação Georges V.  Passeie um pouco pela avenida mais famosa do mundo e visite o Arco do Triunfo. O arco foi encomendado por Napoleão I em homenagem às suas tropas. O arco é aberto a visitas (ingresso 9.00 euros). Para chegar no topo são MUITOS degraus de escada, então esteja preparado se quiser subir. A duração da visita é de em média 45minutos. Atenção: não tente atravessar o giradouro, existe uma passagem subterrânea para o arco.  O outro arco que se vê depois do Arco do Triunfo, é o Arco de la Défense. La Defense é um moderno bairro comercial situado na periferia de Paris.

A essa altura, a fome deve estar apertando. Se puder enganar a barriga, espere para almoçar na próxima etapa do passeio: o Quartier Latin.  Pegue o metrô na estação Charles de Gaulle-Étoile: Linha 1 direção Chateau de Vincennes, desça na estação Châtelet (a maior de todas!) e pegue a linha 4 direção Porte d'Orleans até a estação Saint Germain-des-Près. Saint Germain-des-Près é um dos locais mais charmosos de Paris. Há muitos cafés e Bistrôs para almoçar. Os famosos Café de Flore e Deux Magots são na região. Leia o tópico  Onde comer, pois há várias opções nos arredores de Saint Germain.  Passeie um pouco pelas ruas do bairro, depois se dirija para a Rue de Buci, uma das mais charmosas de cidade. Então, siga pela Rue Saint André des Arts até a Place Saint Michel. Com este trajeto dá para ter uma idéia do que é o Quartier Latin. A região recebe esse nome pois os estudantes das diversas universidades da região falavam latim, língua de ensino nas universidades. Saint Germain é a região dos artistas chiques e intelectuais e Saint Michel, a região dos estudantes. Da place St Michel siga pelo Quai St Michel na beira do rio. Aproveite para ver os "Bouquinistes"(vendedores de livros antigos e affiches). Atravesse a ponte Petit Pont para chegar na catedral gótica mais famosa do mundo, que é também o marco zero de Paris, a Notre Dame

 

A catedral fecha às18h45. A visita da catedral é gratuita. Se quiser subir os 402 degraus das torres para ver a vista lá de cima, precisa comprar o ingresso que custa 8.00 euros. Aos domingos há um recital com o órgão às 16h30, gratuito. A Notre-Dame fica situada na l'Ile de la Cité, uma pequena ilha no coração de Paris, berço da cidade, que no início se chamava Lutèce. Após a visita da catedral, cruze a ilha pela Rue d'Arcole e pela ponte Pont d'Arcole atravesse para o outro lado do rio Sena até chegar no Hôtel de Ville. O Hôtel de Ville, um dos prédios mais bonitos de Paris, nada mais é do que a prefeitura da cidade desde 1357. No inverno, geralmente montam uma pista de patinação no gelo em frente ao prédio.

 

 

Para terminar o dia em grande estilo: a dama de ferro! Pegue o metrô na estação Hôtel de Ville,  linha 1, direção La Défense até a estação Franklin D Roosevelt. Troque então pela linha 9 sentido Pont de Sèvres, e desça na estação Trocadero. Prepare-se para ver uma das vistas mais bonitas de Paris. O Trocadero é o melhor lugar para ver a Torre Eiffel.  

 

 

Se tiver tempo, aproveite para tomar um café ou Champagne no Café de l'Homme (ver Onde Comer). Não se preocupe que a última subida de elevador da torre é  às 22h30 (ou 23h de meados de junho a final de agosto) À noite, a torre pisca durante 10 minutos a cada hora. Essa iluminação foi feita para celebrar a virada do milênio, mas o sucesso foi tão grande que ficou permanente.  Depois de curtir a vista, desça o Trocadero e atravesse a ponte Pont d'Iena para chegar aos pés da torre. A torre , criada para a Exposição Universal em 1889, festejou seus 120 anos em 2009. Tem 324m de altura e no inverno, os elevadores podem não subir até o topo se o vento estiver forte e durante alguns dias para obras de manutenção (geralmente em janeiro).  A torre tem 3 andares, pode-se subir de escada até o segundo andar (a 125m do solo). A não ser que você seja muito atlético e viciado em escadas, recomendo subir de elevador. O ingresso para subir de elevador até o topo custa 13.40 euros.  Você pode comprar seu ingresso antecipadamente no site da Torre (https://www.tour-eiffel.fr/) evitando assim a enorme fila de ingressos. Porém ,ao comprar o ingresso online, é necessário escolher uma faixa de horário para a visita, e se chegar atrasado, sua entrada pode ser negada. Veja mais detalhes sobre os ingressos da Torre e sobre os restaurantes da Torre em Curiosidades.

Se o clima permitir, e você ainda tiver ânimo e tempo, pode terminar o dia fazendo um pic-nic no Champs de Mars. Essa é uma das melhores programações em Paris. Quem já fez amou! Leve uma toalhinha na bolsa, compre queijos, vinhos, baguettes, frutas e o que quiser mais e sente-se no jardim, aos pés da torre e se divirta.

 

Veja no mapa abaixo os principais pontos do roteiro Paris em 1 dia. Se você fizer o percurso com todas as caminhadas sugeridas, terá caminhado aproximadamente 6km no final do dia!

Bon Courage!!!

 

 

 


Roteiros de visita do Louvre

06/10/2010 22:13

Grandes Obras

Duração: 1h30 A partir da pirâmide, vá em direção a Sully, contorne as escadas rolantes e vire à direita para pegar os elevadores D ou E até o mezzanino de acesso às coleções. Entre na área Sully e se dirija ao Louvre Medieval. : logo na entrada, vire à esquerda para...

—————

06/10/2010 22:13

Código da Vinci

Duração: 1h30 Um passeio entre a ficção e a realidade. A partir do Hall Napoléon, se dirija às escadas rolantes Denon. É na área chamada Denon que aconteceram as peripécias do código da Vinci. Pegue a primeira esaca rolante e vire à esquerda antes da segunda escada rolante. Pegue a escada que leva...

—————




Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!